domingo, 4 de maio de 2008

Primeira etapa

A primeira etapa foi Lovaina, ou Louvain ou ainda Leuven, consoante os idiomas. Em Espanhol provavelmente será qualquer coisa muito mais estrambólica, porque Brugges se traduz como Brujas - exactamente a mesma palavra usada para designar as malvadas!
Lovaina está situada a 26 km a sudeste de Bruxelas, percurso que se faz tranquilamente de comboio em cerca de meia hora, e é uma cidadezinha encantadora, repleta de edifícios históricos impecavelmente preservados e atafulhada de bicicletas. Não por acaso, é famosa pela sua universidade, que, bem a propósito, inclui uma reputada faculdade de comunicação. Aqui ficam algumas fotos que ilustram como esta cidade é realmente agradável e tem um ambiente particularmente animado. Como se vê numa das fotografias, há imensas esplanadas com imensa gente, que nesse dia estava a apanhar imenso calor! Note-se para quem quiser visitar que, além da parte histórica, há uma rua que liga a estação ao centro completamente apinhada de lojas de ambos os lados, pena que estivessem fechadas, porque está ali uma concentração tão jeitosa que nem o menos consumista resiste.

E estava tudo a correr tão bem e a cidade era tão bonita e o tempo tão soalheiro quando tinha de acontecer uma daquelas coisas que volta e meia me acontecem nesta terra. A malta estava cheia de fome, com tanto andar a pé já passava das cinco, e assentámos arraiais numa esplanada virada para um canal. Neste ambiente prazenteiro, pedimos uma tortilha e avisam-nos logo que a tortilha não é à espanhola mas à californiana, mas a malta esfomeada está-se nas tintas para a origem da receita, quer mas é ver a dita no prato. Esperando se passam dez minutos, tempo de ir à casa de banho e converseta daqui e dali, tortilha nem vê-la, até que um dos empregados diz que daqui por vinte minutos já haveria comida. Daqui a vinte minutos??? Uma tortilha? Pânico geral, o estômago já não aguenta mais, toca de chamar o empregado, que responde angelicalmente que antes das seis não há ninguém para cozinhar. Quê?? Então deixou-nos pedir sem avisar que a cozinha estava fechada? «Pois, desculpem, quando eu disse 20 minutos para a comida, queria dizer que daqui a 20 minutos... há-de chegar alguém... e depois fazem a tortilha!». Então e por que é que só disse isso depois de estarmos sentados há dez minutos? Ficámos sem resposta, sem tortilha e fomo-nos vingar num gelado de tamanho XL...
Antes que me esqueça, os créditos das fotografias são inteiramente da minha Mãe. Um beijinho e bem hajas.
Hoje, além das fotos, deixo um beijinho especial para todas as visitantes do blogue que são mães. Feliz Dia da Mãe!


3 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha, para além de ser tão bem recebida em Bruxelas pelo meu querido sobrinho, ainda tenho o prazer de ter no meu computador, atraves do blogue, as lindas fotografias da cidadezinha da Belgica que conheci nesta maravilhosa viagem.
Obrigada

Anónimo disse...

Obrigada pelo beijo e pela lembrança, ser mãe tem destas recompensas. Não tenho tanto a certeza de os méritos das fotografias serem meus, a máquina é efectivamente minha, mas quem conhece o meu filho sabe como é, ripa a máquina da mão do outro e vai disto, a foto tem de ser tirda como a Exa. acha que fica bem. Sejam de quem forem os méritos estão óptimas e dãp cpr à coisa. Lovaina estava apinhada de bicicletas? Não era Colónia? Tanta informação em tão pouco tempo não é processável na minha idade mas ía jurar que andei a tirar fotos aos milhares de bicicletas e de ciclistas que andavam por todo o lado, em Colónia.Continua com a narrativa, está porreira.Quando chegares à parte de Gemund ???? ninguém vai acreditar. Beijos. M

Anónimo disse...

Louvain La Neuve.... Segundo a minha Paulinha é assim que se escreve.
Foi neste local que a minha amiga Paula, da Universidade de Braga esteve em Erasmus e ADOROU! Ela casou recentemente, no dia 25 de Abril (sempre revolucionária) e as mesas do jantar tinham o nome de locais por onde os noivos tinham viajado. Adivinha onde fiquei... Louvain La Neuve...
Mudando de assunto, deve ter sido óptimo ter a mãezinha por perto... Acredito. Ainda por cima tão perto do dia da mãe.
Bj
Patrícia