quarta-feira, 21 de maio de 2008

Óculos

Hoje deixo-vos uma mensagem rápida, pois aqui a hora vai mais adiantada, e que originalmente tinha como objectivo mostrar-vos que afinal há coisas que funcionam muito melhor na Bélgica do que em Portugal, é preciso é procurar muito bem. Depois de vos ter contado como funciona a recolha do lixo e outros capítulos afins desta saga que é viver expatriado, pensei que era desta que ia adicionar um capítulo altamente positivo sobre os belíssimos serviços que Bruxelas oferece.
Pois ocorre que preciso de mudar de óculos e comprar novas lentes de contacto. Vai daí, como já tinha comprado lentes de contacto na minha zona e não encontrei nenhum oculista minimamente simpático quanto mais eficaz, pedi ajuda a uma colega que também usa óculos. É o que se chama uma rede de entreajuda entre «caixas de óculos», como se dizia no liceu de quem os usava. Prontamente, a minha colega que é uma jóia de pessoa e que eu já alcunhei de «princesa árabe», indicou-me logo a morada do oculista aonde vai e disponibilizou-se logo para ir comigo. Não fosse dar-se o caso, mais do que provável, de o meu Francês não ser suficiente e precisar de ajuda, já que a minha colega é francesa. Terminado o trabalho, lá fomos, lá encomendei as lentes de contacto, mostrei a receita dos óculos e perguntei quanto tempo demorariam a estar prontos. «Dois dias». Dois dias? Não, não entendi bem. «Vou explicar: eu quero óculos de lentes orgânicas, anti-reflexo, como a médica me pôs nesta receita mas quero manter a mesma armação. Quanto tempo demora?» «Dois dias», respondeu o senhor e eu fingi que confiava. À saída da loja, imediatamente pergunto à minha colega se expliquei bem e ela que sim, que o meu Francês era óptimo. Então mas como é que em Portugal levam quase uma semana a fazer uns óculos e aqui é de um dia para o outro? «Mas o homem disse mesmo isso? Achas que ele entendeu?» «Sim, entendeu, mas que coisa...» Despedi-me da minha amiga, mas não me dei por contente. Escaldado como estou com as lojas nesta terra, resolvi subir a avenida do oculista e entrei em todos os oculistas que vi e fiz a mesma pergunta. E, surpresa, recebi sempre a mesma resposta! E assim me alegrei pela eficiência local nesta tarefa tão fundamental para os míopes como eu que é fazer óculos.
Passaram quatro dias. Hoje, fui buscar as lentes de contacto e pedi para me colocarem as novas lentes nos óculos. Estão a ver a resposta, não estão? Dois dias não foi de certeza. Nem três. Nem quatro. Ora bem, uma semana foi a resposta que recebi. E toma que é para aprenderes a não deitar foguetes antes da festa. E, depois da recolha do lixo, da limpeza das ruas e do tratamento nas lojas, lá se vai mais uma esperança que eu tinha na eficácia dos serviços locais. Mas pelo menos neste oculista demoram mas tratam-nos como gente, ao menos isso. Que, tendo em conta o que já conhecemos, já é muito!

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabes que um bom vendedor nunca deixa que o cliente sai sem comprar, por isso informam que o serviço leva pouco tempo a efectuar, depois está pronto quando estiver. Também é assim em Portugal, grande parte das vezes.
Quando eu era criança tinha um familiar alfaiate, que eu considreava muito, e ouvia-o sempre dizer aos clientes que o fato estava pronto no exacto dia para o qual eles o pretendiam,mas depois, salvo se o fato era do noivo, não estava pronto.Isto fazia-me grande confusão e perguntava-lhe porque mentia, sabes qual era a resposta?
tinha de ser assim porque senão o cliente ia embora e ele precisava de comer todos os dias. Como vez esta atitude de mentir aos clientes é de todos os paises e muito velha.
Beijinhos

Anónimo disse...

Neste caso as coisas não diferem de Portugal, só que muitas vezes nem o razo é adiantado, quando estiver pronto ligam-nos e nem sempre acontece. Mas...em Portugal acontece bem pior e com serviços públicos, pagos com os nossos impostos e repagos pelo serviço que prestam: lembras-te do exame cuja data e sala te confrmaram mais do que uma vez e que depois e marcares a viagem e a teres pago te mudaram a data? Eu sei que voltaram à data anterior após a tua reclamação mas teve de haver reclamação.., como na maioria das coisas em Portugal e ainda é quando a reclamação funciona. Mesmo a semana passada uma das minhas melhores amigas sofreu um acidente no local de trabalho e teve de ir para o hospital. No impresso, preenchido pelo serviço de pessoal estava bem explícito que tinha sofrido uma queda no local de trabalho, mas sabes que mais? Num dos hospitais por onde passou não consideraram ser um aciente em serviço e porconseguinte não preencheram o impressso, como deviam. No segundo hospital nem sequer increveram nada no impresso e no terceiro, onde teve alta com a recomendação de que tinha de ter repouso absoluto e estar sob vigilância durante 48 horas,a médica recusou-se a assinar o impresso e depois de muita insistência minha e de me dirigir ao serviço de reclamação lá assinou, no sítio onde não devia, tudo incorrectamente, já que nem assinalou que como era óbvio a coitada não podia trabalhar. Como sabes isto também já se tinha passado comigo há cerca de um ano. Se calhar em Bruxelas isto não aconteceria! Estas tratas de nos tratarem mal deve ser fruto da globalização, ah ah ah! Beijos

Anónimo disse...

Como ando a 100 à hora não reli o meu comentário e depois de o ver publicadovi as gralhas que não consigo corrigir, ainda vºao pensar que a tua mãe fez a primária por correspondência!! M