terça-feira, 10 de agosto de 2010

Há dias assim

Veio-me hoje à memória a canção que Portugal levou à Eurovisão este ano. Tinha por título «Há Dias Assim», que me parece uma forma muito apropriada de descrever o meu fim de tarde.
Desde que voltei de férias corro 25 minutos por dia no ginásio quatro vezes por semana. Dez deles na velocidade 8.2 e os restantes cinco na 8.5. Gasto pelo menos 220 calorias. Que, parecendo que não, são dois iogurtes de pedaços.
Imbuído deste espírito, subi para a passadeira. Mas não havia maneira de encontrar a música que queria no leitor de MP3. Passa um minuto, passam dois, e não saio da velocidade 5.2. Só mais um bocadinho… aos três minutos e meio, lá consegui encontrar os Bom Jovi. Ok, vamos lá passar para os 8.2. Dois minutos depois, algo toca perto de mim. Esta canção tem um telemóvel a tocar no meio. Que coisa mais parva. Mudo a canção. Esquisito, o telemóvel continua a tocar. E é o mesmo toque. Querem lá ver que é o meu? E era. Estava a tocar porque a minha Mãe me tinha deixado uma mensagem e, quando assim, é, o bicho toca sem descanso até que liguemos o número das mensagens e as ouçamos. Mais devagar outra vez, ó senhora dona passadeira. Agora voltemos ao normal. Aos oito minutos, quando pensava que era desta que ia manter a velocidade, vejo um atacador a desapertar-se. Mais um bocadinho e já te aperto. Mas entretanto já estão os dois desapertados. Carrego no botão. Pára tudo. Aperto os atacadores. Volto a ligar. Volto a correr. Quando finalmente abandonei a passadeira e me encaminhei para o balneário, pensando que já teria tido a minha quota mais a do vizinho, vejo uma quantidade de senhores à entrada dos duches como quem está na paragem de autocarro. «É a fila!», diz-me o último. Pronto, desisto, não faço mais ginástica, não tomo mais banho, não quero saber. Deixem-me ir para casa sossegado, sim? Não. Estava a vestir as calças quando um empregado decide começar a reparar os mosaicos quase debaixo dos meus pés. Então não haveria melhor altura para este serviço? Há dias assim…

Sem comentários: