quarta-feira, 11 de junho de 2008

Portugal vence... mas não em todo o lado

Viva Portugal!! Eu que, como todos sabem, não gosto nem percebo patavina de futebol, vim a correr para casa e estive literalmente colado ao televisor até ao apito final!! Já me imaginaram? E sempre a torcer para que Portugal marcasse mais um golo e selasse o resultado. Parece impossível não é? Ao longo da minha vida, nunca apreciei futebol, nem nunca tive por hábito acompanhar jogos, fossem de que clube fossem. Aliás, em minha casa o televisor costumava mudar de canal quando o futebol entrava de rompante. Foi o Euro 2004 que me fez mudar de comportamento: depois de ter andado quase em cima de um carro aos gritos até Lisboa, com cachecol e bandeira e a cara toda pintada, e de chegar no dia seguinte ao trabalho sem voz, ainda por cima repetida a cena várias vezes (tantas quantas ganhámos jogos), uma pessoa não fica a mesma. Por isso agora acompanho com toda a atenção este Euro 2008, é quase como com a Eurovisão, com a diferença de que na bola Portugal ganha frequentemente e, quando não, tem ficado bem classificado. Pois hoje, graças a Deus, a equipa portuguesa voltou a ganhar, os jogadores estão de Parabéns, e tenho a certeza de que aí em Portugal o gáudio está mais do que instalado, como felizmente é hábito.
Eu aproveito esta onda vitoriosa para partilhar convosco que Portugal, ao contrário do que possam imaginar, não ganha em todo o lado. A RTP Internacional, esse mastodonte consumidor do dinheiro dos nossos impostos, é um desses sítios. Na RTPi Portugal nunca ganha, aliás Portugal não joga e só existe mesmo de vez em quando. Como se já não bastasse aquela cena inicial da Judite de Sousa dizer que ia para intervalo do telejornal e depois já não voltar para entrar em cena uma aberração chamada «O Preço Certo», a RTPi não transmite quaisquer jogos do Euro. Isto eu compreendo. Mesmo que durante o resto do ano, ou pelo menos desde que capto o sinal, não faça outra coisa senão transmitir futebol. Pois agora que realmente o futebol interessa a coisa calou-se sobre o assunto. Como digo, compreendo plenamente que não transmita os jogos, porque os direitos dos mesmos são comprados a nível nacional e, tanto quanto li nas notícias, os jogos são transmitidos pela SportTV e pela TVI. O que eu já não compreendo é que acabe o jogo, Portugal ganha e passa automaticamente à fase seguinte da competição (que é coisa para noticiar, de preferência em abundância e euforia) e a RTPi mantém-se impassível. Acaba de transmitir um sonso de um magazine e passa logo directamente a uma telenovela indescritível de absurda, chamada «Coração Malandro», que passou há anos na TVI, mas era tão boa que provavelmente ninguém se lembra. (E com tantas novelas boas que a TVI já fez, por que haveriam logo de emitir esta??) Então não poderiam interromper a emissão, como certamente fizeram no Canal 1, na SIC e na TVI para dar a notícia, mostrar os protagonistas e transmitir a festa que deve estar a acontecer em Portugal? Mesmo sem se demorar, custava assim tanto dar a notícia? Uns curtos e modestos minutos para dizer que Portugal ganhou? à falta de melhor um rodapé que fosse. Mas nada. Silêncio total. E é nisto que se anda a gastar o precioso dinheiro dos contribuintes que somos todos nós: num canal tão enriquecedor que leva a vida a transmitir coisas absolutamente enriquecedoras para a vida dos emigrantes lusos como o «Preço Certo» e afins. Falo-vos a sério: quem puder, acompanhe a programação da RTPi durante uns dias e depois compare com os canais nacionais. Antes dava bola com fartura. Agora quando não dá o «Preço Certo», dá um magazine que é de fugir e, quando um e outro metem férias, aparece o José Hermano Saraiva. Bem sei que o canal emite blocos de programação repetidos e que tem em conta diferentes zonas horárias. Mas, exceptuando o Marcelo e as notas do Vitorino, não há mais nenhum dia em que a seguir ao Telejornal dê um programa de informação como deve ser, tipo «Prós e Contras» ou as entrevistas da Judite de Sousa, a tal que tem tendência a ir para intervalo e não voltar. O que é curioso, porque levam todos os intervalos a anunciar esses programas. Em que horário depois os transmitem não faço ideia, mas certamente não será em horário nobre.
Enfim, o que vale é que aqui posso ver todos os jogos na televisão belga, na francesa, na alemã e mais numa carrada de canais. Por acaso, lá está outra vez a Bélgica a dar um bom exemplo: aqui é um canal público que transmite os jogos. E o canal alemão é óptimo para quem não percebe de futebol, porque falam um pouco sobre as equipas e sobre cada um dos jogadores, mas sem aquele discurso tipo relato da rádio em que não param para respirar, que é completamente dispensável quando se está a ver a coisa. Hoje, os locutores alemães disseram que Portugal jogou bem, mas esteve muito fraco na defesa e acharam que o Cristiano Ronaldo não estava propriamente nos seus dias. Mas isso que interessa agora? Portugal ganhou... e o resto são cantigas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vence em todo o lado, não. Ontem foi uma desgraceira, vim eu a correr de Bruxelas onde não ía poder ver o jogo bem gritadinho na minha língua, o comandante da TAP até deu corda às asas do avião para chegar a casa a horas de fazer chichi, pegar na cervejola e sentar-se na poltrona em frente ao ecran, para ver o jogo descansado (chegámos 30 m antes do horário previsto) e para quê? Nem um golinho! Vá lá que me animava a alma ter passado o fim de semana na tua companhia. Apesar do frio me congelar a ponta do nariz tu aqueces-me sempre o coração. Merci pour m'avoir reçu chez toi, mas ainda estou cá a pensar que esse engano de que eu só iria no dia seguinte era para bater com o nariz na porta e ter de rumar ao hotelzinho mais próximo! Bjocas M