terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O tico e o teco

  
A chefe vem ao meu gabinete.
Chefe: Olha, em que formato é que se envia uma imagem?
Eu: Em jpeg.
Chefe: Envias sempre aos nossos clientes em jpeg?
Eu: Depende do que eles pedirem. Se for para sites web sim. Se for para impressão, não.
Não aprendeste isto na faculdade? Eu também não. Aprendi no mesmo sítio que tu, quando comecei a trabalhar aqui. Lembras-te?
Chefe: Ah, não? Então não posso enviar sempre no mesmo formato?
Pelos vistos não se lembra. Aquele curso muito animado que ninguém percebeu por que é que ias fazer, a não ser para nos sarnar a paciência e atrasar as aulas todas, porque tu nunca entendias nada. Era preciso o formador explicar duas vezes e nós outras duas. E depois ainda lá tínhamos de ir ao teu computador fazer. Ora foi nesse mesmo que eu aprendi. E tu também… bom, talvez não.
Eu: Se for para impressão envia em formato png.
Chefe: Em quê? Pn quê?
Desparece para o gabinete dela, a falar sozinha. Deixa-a lá, deixem-na falar, que é o que se faz aos doidos. Mas eu hoje estou imbuído de espírito altruísta, vamos lá ajudar esta necessitada para ver se pagamos a prestação de janeiro do nosso lugarzinho no Céu. E lá vou.
Chefe: Eles aqui não disponibilizam esse formato. Olha, olha aqui no meu ecrã.
Eu: Então envia em tiff.
Chefe: Ah, está bem, então vou enviar. Mas isto está na intranet, como é que eu envio para o exterior uma coisa que está na intranet? Eles não têm acesso!
Oh francamente! O tico e o teco desta amiga solidarizaram-se com a greve geral. O cérebro dela, que já era uma micro empresa com dois operários a tempo parcial, agora ficou em auto gestão. Então vamos lá com muita paciência…
Eu: Fazes download dos ficheiros, guardas no teu disco e envias por e-mail em anexo.
Chefe: Aaaaah! E como é que eu faço download de todos ao mesmo tempo?
Eu: Não fazes. Fazes de um de cada vez.
Caos. Já nem auto gestão, neste momento a micro empresa entra em “lay-off” sem data prevista de retoma de atividade.
Chefe: Está bem, vou fazer.
Ao menos é bem mandada. Lerda, mas obediente.
Chefe: Ficas aqui comigo enquanto eu faço? Por favor não te vás embora.
Não, querida, até te dou a mão para não teres medo. Queres? O que te vale é seres sempre muito agradecida, fica sempre feliz por a ajudarmos, tão feliz e tão agradecida que parece que a ajudámos a tirar o pai da forca.
Chefe: Vou escrever o e-mail. Envio em anexo os ficheiros… os ficheiros… os ficheiros…
Eu: … solicitados.
Chefe: Ah, solicitados. Isso. Pois.
Amanhã já não há greve. Tico e teco, façam favor de se apresentar ao trabalho.

1 comentário:

Margarida disse...

Adoro esta passagem: "Não, querida, até te dou a mão para não teres medo. " :D

Just love it!!!!

Bjs,
MG

P.S. - medo serem estas pessoas chefes desse sítio onde tu trabalhas...