sábado, 21 de janeiro de 2012

Eu que não estrago nada…







... aproveito tudo. Nada se desperdiça, tudo tem uso. Se não para uma coisa, para a outra. Já sabem que sou aquela pessoa que para não deitar fora duas fatias de fiambre vai comprar meia dúzia de ovos e faz uma omelete. Gastando nos ovos mais do que se deitasse fora o fiambre. E mais ainda nos restantes ingredientes, que omelete de fiambre só não tem graça.
Aliás, já me deixei de omeletes, que são cousa pouco amiga de quem gosta de poupar e comer bem ao mesmo tempo: usam-se imensos ovos e poucos vegetais e só dão para duas refeições. Converti-me, pois, à tortilha, que rende mais, dá menos trabalho e não é preciso voltar. Que isto do voltar é coisa para sujar o fogão todo, além de partir a pobre omelete ao meio.
Ora desta vez tinha ali um brócolo já meio amarelo e duas beringelas já quase moles. Lá comprei a caixa dos ovos, por acaso já não havia dos mais baratos, lá tiveram de vir outros. Deixa-se a beringela fritar, depois coloca-se o brócolo só uns quatro ou cinco minutos para não ficar mole, e logo depois os ovos. Tinha ali também um resto de queijo ralado que a L. cá deixou e que deu a tudo isto um sabor delicioso. E não esquecer de pôr manjericão, agora tenho ali do congelado que a minha Mãe me comprou e dá melhor sabor.
Aproveitei que estava imbuído deste espírito de poupança e reutilização para dar bom caminho a umas fatias de fiambre (já cá faltavam) que tinham sobrado de quando a R. cá veio jantar. Fiz tâmaras com fiambre, mas ambas as coisas sobraram. De maneira que pus a cabeça a trabalhar, que ela não se quer só para ter cabelo como pensa a nossa amiga radioativa. Ora tenho ali no congelador um resto de legumes com cogumelos que fiz uma vez para rechear uns rolos de fiambre e sobrou. Nem é tarde nem é cedo: descongelo os vegetais, recheio as fatias de fiambre e micro-ondas com elas. Acabei por gastar mais qualquer coisa num pacote de queijo, mas, como eu sou um rapaz económico, ainda serviu para outro prato.
Isto foi durante a semana. Hoje o jantar foi lombo de proco à Clara Penha, uma receita facílima e deliciosa saída do blogue da Elvira.
Beijinhos e bom fim de semana.

Sem comentários: