domingo, 27 de junho de 2010

Como preparar um jantar para dois em 15 minutos

A minha Mãe costuma dizer que sou um bocado lento. Não tenho reflexos rápidos, é verdade. No outro dia, até o monitor do ginásio me dizia: «O seu corpo é um bocado lento, tem de lhe imprimir mais ritmo». Mas hoje surpreendi-me com a minha própria rapidez.
Acaba de sair de minha casa uma amiga que veio para jantar. O dito estava marcado para as 20h00. Às 18h25, depois de comprar um bronzeador para os banhos de sol de amanhã, entro no Carrefour. Às 18h45, termino as compras e junto-me à fila da caixa. Nada estava preparado. Dez pessoas à minha frente. Às 19h00, continuo na fila e até ainda estou no mesmo sítio. Às 19h20, decido enviar uma mensagem à minha amiga: «Podes vir às 20h30, que eu estou um bocado atrasado?» «Ok». Finalmente, às 19h30, este vosso amigo paga as compras e acarta com as ditas cujas para casa. Escusam de perguntar se é preciso 45 minutos para atender dez pessoas. Se alguma vez entraram num Carrefour em Portugal – todos padecem da mesma doença – sei que me compreendem.
Às 20h00 em ponto, a mesa está posta, o jantar pronto e eu até já estou vestido. Menu: tâmaras com bacon, macarrão com queijo e fiambre e gelado. Até tive tempo de pôr uns salgadinhos na mesa de centro. E perguntam vocês: «Mas como???»
É simples. O meu professor de marketing da faculdade dizia que a melhor maneira de obter uma coisa não era fazê-la. Era roubá-la. A segunda melhor maneira de a obter era comprá-la. E só não podendo escolher nenhuma destas alternativas se fazia. Eu comprei. Aprendam para o vosso próximo jantar. Comprem o macarrão já pronto, coloquem num pirex bonito e acendam o forno quando os convidados tocarem à porta. Mesmo que tenham cozinhado a massa no micro-ondas, essa prestimosa máquina a que ninguém dá valor, finjam que aquecem no forno, que não tem grande préstimo, leva horas a aquecer e gasta luz que se farta, mas toda a gente acha mais saudável. Mesmo os que não sabem ligá-lo. Enquanto a massa cozinha, retiram o caroço das tâmaras as tâmaras - bem sei que em Portugal se vendem tâmaras desencaroçadas, mas aqui no século XIX ainda não. Tiram a massa do micro-ondas, enfiam lá as tâmaras e aproveitam este intervalo para pôr a mesa, ligar a música e abrir o vinho. E vestirem-se, caso sejam como eu e tenham feito tudo o resto em roupa interior para gáudio da vizinhança. Às 20h00, a minha convidada manda uma mensagem avisando que está atrasada. Bom, vou aproveitar para estender roupa. Às 20h30, está perdida. Assim sendo, vou pôr mais roupa na máquina e fazer uns telefonemas. Às 21h00 aterra finalmente à minha porta e eu pergunto a mim mesmo para que é que andei a correr feito tresloucado sem necessidade. Mas o resultado não deixa dúvidas: «Este macarrão está óptimo! Que bem que cozinhas!!!»…

Sem comentários: