domingo, 27 de junho de 2010

A importância dos pequenos gestos

Já todos recebemos vezes sem conta aqueles emails da treta com ensinamentos orientais, correntes que andam a circular desde antes de a Internet existir e apresentações que devemos reenviar aos verdadeiros amigos, mesmo que as tenhamos recebido de um ilustre desconhecido que não nos lembramos de alguma vez ter visto.
Mas a verdade é que os pequenos gestos são realmente importantes. Podem mudar o dia de uma pessoa. E transformar a má disposição em boas energias. Vou-vos contar o que me aconteceu.
Há uns dias atrás, cheguei a casa com vontade de torcer o pescoço a quem se atravessasse no meu caminho e cheio de dores em todos os músculos que tinha acabado de exercitar no ginásio, mais naqueles que não tinha exercitado mas que quiseram doer em solidariedade. Puxo das chaves para abrir a porta e qual não é o meu espanto quando vejo um pacote de Portugal na soleira da porta. A minha querida Maggy tinha-me feito uma surpresa, desta eu já sabia, mas os correios fizeram-lhe outra e despacharam a encomenda mais cedo do que o previsto. Como gosto de guardar o melhor para o fim, reservei o pacote para quando sentasse o rabo no meu sofá castanho, devidamente banhado e jantado. Foi com enorme alegria que descobri uma moldura com duas fotografias (sim, duas, porque a Maggy não é mulher de fazer as coisas em ponto pequeno) de um memorável jantar com todo o meu grupo de amigas da pós-graduação. Fiquei sem palavras. Ao fim de um dia em que não devia ter saído da cama receber um presente já é extraordinário. Mas compreender que alguém pensou especialmente em nós, se deu ao trabalho de ir revelar a fotografia à Worten, escolheu uma moldura e enviou-a pelo correio para um dos fotografados é demais. Esqueci-me imediatamente do que tinha corrido menos bem nesse dia, aliás também me esqueci do que tinha corrido bem e de tudo o que tinha feito até àquele momento. Porque a felicidade que tomou conta de mim foi maior do que tudo o resto. Maggy, não sabes o bem que me fizeste. São assim os amigos. E eu sou uma pessoa de sorte por ter tantos e tão bons.
Beijinhos e boa semana!

1 comentário:

M disse...

Como eu costumo dizer e que aliás não é da minha autoria, a família herda-se, os amigos escolhem-se. Não há nada melhor que os amigos, há que cuidar deles o melhor possível. Tens sorte, meu querido, tens na realidade muito bons amigos mas tu também és um doce para os teus amigos, cuidas deles com um carinho, uma atenção e um requinte que muito pouca gente faz. Mereces os teus amigos e acho que eles te merecem. Aliás, tu mereces tudo de bom o que te possa acontecer e que deveria acontecer-te. Os dias não acontecem, mas há sempre uma coisinha que mais tarde ou mais cedo alivia os nãos". Apesar de familiar e teres de me gramar como tal porque não ligas nesses dias "não"? As coisas más quando se partilham perdem um pouco a importância.Beijos M