quinta-feira, 20 de maio de 2010

Desculpe, isto é açúcar?

Há pessoas que nunca devem ter entrado num supermercado. E que, provavelmente, também nunca fizeram comida na vida.
Ontem fui ao supermercado na esquina da minha rua. Precisava de aprovisionar devidamente a dispensa, porque a minha família chega amanhã. Tinha-se acabado a massa, os legumes, o papel higiénico, o leite, o pão e demais mercearias que deviam nascer nas despensas e emigrar para as cozinhas por iniciativa própria. A arca congeladora estava meia vazia, o frigorifico quase vazio e a dispensa estava cheia… de garrafas de vinho e tupperwares vazias.
De modo que lá peguei no meu carrinho de compras como fazem as pessoas de idade e estava diligentemente de lista na mão quando um senhor me interpela:
- Desculpe, fala Inglês?
- Sim, precisa de ajuda?
Nisto, ergue um frasco de detergente da louça.
- Sim, isto é detergente da louca?
Se tem cor de detergente da louça e esta no lugar dos detergentes da louça e vem dentro de um frasco de detergente da louca, talvez seja detergente da louça. Mas nunca fiando…
- Para lavar os pratos.
- Pois, o detergente da louca serve para lavar os pratos.
Pelos vistos, a coisa ainda não lhe está clara na mente.
- À mão – explico eu –, não é para a máquina da louça…
- Ah…
Acontece. Algumas pessoas nunca lavaram louça. Eu vivi com uma rapariga que não sabia que o chão se lava com detergente nem nunca tinha cozinhado, portanto já devia imaginar que há pessoas que nunca lavaram louça. Mas a contenda não ficou por aqui. Imediatamente o senhor mostra-me um pacote de açúcar.
- Já agora, sabe-me dizer se isto é açúcar?
E já agora, não me quer dizer onde estacionou a sua nave espacial?

Sem comentários: