domingo, 31 de agosto de 2008

As férias

O prometido é devido. Por isso aqui retomo o fio à meada da última mensagem para vos explicar que as férias nem sempre são para descansar. Para algumas pessoas, elas servem mesmo para tudo menos descansar.
Ora estava eu posto em sossego no Algarve, faz hoje umas três semanas, quando um cão altamente perturbador começa a latir sem parar. Três e meia da tarde - hora de estar na praia ou de estar na cama. Eu estava na cama. E o cão estava a a ladrar. Quatro da tarde. Eu ainda na cama mas sem conseguir descansar. E o estupor do cão a ladrar. Ora esta não estava no programa. Cinco horas - hora de voltar para a praia. E o malvado do cão ainda a ladrar, como se não houvesse oportunidades melhores ou alguém lhe fosse dar um prémio consoante o número de decibéis que atingisse. Claro que, com toda esta fenomenal barulheira, ninguém que estivesse perto da entrada dos apartamentos conseguia sossegar. Mas, sempre na boa onda de dar o benefício da dúvida, todos achámos estranho que o dito cujo também fosse hóspede do aparthotel, afinal a generalidade dos hotéis e afins não permite a entrada de cães. Pois enganámo-nos. Isto de dar o benefício da dúvida é chão que deu uvas e quase nunca vale a pena. À saída para a praia, apercebemo-nos de que o ruído insuportável vinha mesmo do nosso andar... mesmo de dentro de um apartamento... e quando saímos, alguém saiu logo a seguir deixando o animal fechado no interior, entregue à sua infernal ladaínha.
Passaram-se una dias, em que como já estão a imaginar o bicho continuou a ladrar como se não houvesse amanhã, até que minha Mãe, imbuída da fúria colectiva, resolveu queixar-se na recepção. Por acaso, eis que alguém que também estava na recepção nessa altura se apressa em defesa do cão. «O cão é meu!», exclama a dona, uma saloia armada em chica-esperta e particularmente desocupada, como verão em seguida. «Já se apercebeu do barulho que o cão faz todos os dias? Ele está a ladrar de manhã à noite. Não deixa ninguém no hotel sossegar!», explica-lhe a minha Mãe num tom demasiado simpático. «E o que é que quer que eu lhe faça?» Pergunta tão estúpida. Assim de repente, estou-me a lembrar de milhentas coisas que poderias fazer ao dito e nenhuma delas é dar cabo dos meus ouvidos. «Sabe», insiste a senhora, «eu ontem tentei levá-lo para a praia...» Quê? Tentou levá-lo para a praia? A mulher está a gozar ou os latidos do cão deram com ela em doida? Não lhe ocorreu que é proibido levar cães para a praia? «... mas o cabo do mar não deixou!» A sério? Olha que surpresa... «E assim tenho de o deixar aqui.» Ao que a minha Mãe respondeu: «E não acha que as outras pessoas têm direito a descansar?» Ao que a senhora responde com uma frase inenarrável: «Descansar? Mas quem é que vem para aqui descansar?» Algarve... Agosto... isto faz soar alguma campaínha nessa cabeça vazia?? Hello??? «As férias não são para descansar!». Agora tenho a certeza: a mulher era louca, tarada, completa e desvairadamente insana. Então a malta farta-se de trabalhar, vem para aqui gozar uns dias de descanso e afinal as férias não são para isso? Bom, cada um com a sua opinião, mas cá fica a prova de que, ao contrário do que eu pensava (e estou certo que muitos de vocês também), nem sempre as férias são para descansar.
Antes de me ir deitar, queria contar-vos que anteontem estive numa festa latina com uns amigos que conheci há pouco tempo. Eu a pensar que seria um concerto ao vivo e sai-me uma grande feira de comes e bebes - mais bebes do que comes -, vendas para todos os gostos e muita salsa à mistura. Uma verdadeira animação com direito a carimbo na mão à entrada, como quando andávamos no liceu. Ainda por cima, eu que, como muitos de vocês sabem, sou extremamente friorento (a Ju, a Elvira e a Fátima sabe-no melhor do que ninguém - «Ó Pedro, tenha lá paciência mas eu vou abrir a janela antes caia para o lado!»), levei uma camisola de algodão porque me tinham dito que a festa era na rua. E não é que, depois de duas semanas de Inverno antecipado (eles cá dizem Outono mas para nós isto é Inverno), o calor chega de noite? E logo em quantidade... Após duas semanas em que o Sol não brilhou uma vez que fosse e toda a gente andava de casaco de Inverno, eis que o Verão decidiu fazer uma rentrée de última hora. Anteontem e hoje o calor continuou sem dar tréguas, mas hoje já um calor desagradável, muito abafado, estão a ver quando está calor mas não há Sol? Pois, é isso mesmo... logo agora que eu estou prestes ir de férias!
Boa noite e boa semana!

Sem comentários: