terça-feira, 27 de março de 2012

A conta





Tenho outra conta para pagar na caixa do correio. Ontem foi a televisão, hoje o que será?
Espera, deixa-me lá subir as escadas. Subo um lanço, abro o envelope. É a conta da luz. Pior, o acerto anual da conta da luz. Não, definitivamente não vou abrir aqui, que ainda me dá uma coisa e fico aqui inanimado nestas escadas escondidas. Subo outro lanço, meto a chave à porta e entro. Não, ainda não, deixa-me pousar a pasta e tirar o casaco, se é para ter um ataque não é preciso estilo. Vou ver a conta sentado na varanda. Aqui a primavera chegou na semana passada, por isso já toda a gente usa e abusa das varandas e esplanadas. É agora. Ah não, alto e paira o baile que preciso de um copo de tinto para me dar coragem. Revolvo a memória e só encontro os quinhentos e tal euros que a senhoria me cobrou do acerto do ano passado. Eu chegado de férias e toma lá disto. Inspiro, expiro. O tempo suspende-se num momento mágico em que olho para as árvores e abraço a tranquilidade. Agora sim. Estou sentado. Estou calmo. A EDP cá do burgo pode fazer soar o juízo final.
Surpresa! Afinal são quarenta euros. Venha de lá mais uma pinga, que agora é para celebrar!
Como sou esta pessoa cuidadosa com o dinheiro, fui ver quanto aumentou de um ano para o outro. Na realidade, não adianta nada, seja o que for terei de pagar, mas pode ser que me reconforte a alma. Vejam vocês que gastei menos eletricidade e menos gás, e até as intermináveis taxas, quase tão complexas como a própria Bélgica, também desceram. O IVA manteve-se. Mesmo assim, vou pagar mais. Gasto menos, mas pago mais. Um dia destes mudo de ramo e monto uma central elétrica…

1 comentário:

Anónimo disse...

Se eu tivesse uma factura de 40€ para pagar dava 2 beijos ao Mexia. Eu paguei hoje 156€. Beijinhos