quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A revelação

Hoje a nossa amiga desmiolada (aquela do envio das imagens) revelou-se uma verdadeira joia. Ora vejam lá o que ela me disse.
Surgiu esta revelação a propósito da discussão dos objetivos para o ano corrente, que, ao contrário do que aconselha a boa organização, se faz no próprio ano me vez de no ano anterior. É sempre assim, todos os anos lá para o mês de fevereiro, mais coisa menos coisa, se discutem os objetivos do anoque já começou há dois meses. Adiante…
Estava tudo a correr bem e nós os dois ali numa bela converseta quando ela fala na avaliação que vai transmitir à radioativa, que é a que atribui as classificações, embora não seja ela que coordena o meu trabalho. Aliás, coordenar propriamente nenhuma das duas o fez durante três anos e meio, até a desmiolada voltar da sua segunda baixa cheia de motivação e vontade de trabalhar, como se lhe tivessem implantando o bom senso no cérebro durante a dita ausência. Adiante…
Ela a dizer que vai transmitir uma boa avaliação à generala e eu, olha boa só não, muito boa, para ela me dar a promoção que me ficou a dever no ano passado. Promoveu todos os da equipa que entraram ao mesmo tempo menos eu. Uma porque era a favorita do chefe e outra porque vai para lá com as conversas do marido e das casas e do chichi das crianças. E ela adora aquela conversa de café, que a mim não me interessa nada e aos chefes com princípios também não interessa quando avaliam o pessoal. Dada a sua ausência implantológica, a desmiolada não sabia de nada e ficou estupefacta quando lhe contei. Solidarizou-se logo com a minha indignação, como quase todos, acha que a transparência é palavra inexistente no dicionário da organização e o compadrio é a primeira entrada. Mas isso agora não interessa nada, pois a epifania deu-se a seguir.
E diz-me assim: Eu acho que, se queres realmente a promoção, este ano deves bater o pé até ta darem. E se for preciso discutir com quem quer que seja, força. Eu cá não quero saber disso para nada, porque já sei como esta gente funciona, mas compreendo que tu queiras e acho que o deves fazer. Mas fá-lo como se fosse um jogo. Se te derem, muito bem. E se não, não fiques nem triste nem frustrado. Porque tu és uma pessoa de muito valor e o mais importante não é que eles te deem valor, porque já sabemos que eles só dão valor a quem os engraxa ou vem recomendado. O mais importante é dares valor a ti próprio, porque és um ótimo profissional e fazes as coisas sempre com empenho, dedicação e profissionalismo. Independentemente das classificações deles, és uma pessoa de valor e deves ter consciência e estar seguro do teu valor. Eu admiro-te e já te vou dizer porquê. Eu nem sabia de nada disso e fiquei muito impressionada quando voltei, porque tu estavas com o teu entusiasmo de sempre, a fazer tudo com imenso empenho. E agora que sei de tudo isto, mais te admiro, porque nunca deixaste transparecer nenhuma frustração, nem desmotivação, nem nunca o teu trabalho foi pior, apesar de te terem tratado injustamente.
E com isto me vou, pois fiquei sem palavras. Depois das berrarias que eu e os colegas aturámos antes durante dois anos, mais depressa esperava que esta mulher me empurrasse para um poço do que me dissesse isto. Bem hajas por me fazeres sentir bem. Se isto não é uma revelação, então o que será?

3 comentários:

Anónimo disse...

Só disse verdades e quem não reconhece o teu valor como profissional e como pessoa, não é apenas injusto, também não é profissional. Força, amanhã é outro dia.Beijinhos

M disse...

Costuma-se dizer que "debaixo de uma pedra sai um lagarto", mas às vezes há surpresas. Ora aqui tens. A senhora até parecia eu a falar que me considero uma mulher de bom senso. Não disse nada de extraordinário, tu tens mesmo muito valor. És inteligente, trabalhador e um bon carácter, não será apenas ela que reconhece. Quanto à fixação dos objectivos, lá como cá. Onde eu trabalhava também era e é a mesma coisa. O Plano de Actividades faz-se no ano anterior, alocam-se os RH às acções e calendarizam-se, e em Fevereiro seguinte, quando não era em Maio, fixavam-se os objectivos aos técnicos. Puro faz de conta. o pior é que estas coisas têm consequências na carreira das pessoas. Todas as pessoas têm, em algum momento da vida, algo de bom a revelar, quero continuar a acreditar nisso. Beijo grande
M

Margarida disse...

Só disse verdades! Tu és impecável como pessoal e, certamente, profissionalmente n serás diferente! A mim à pouco tempo tb me disseram o mm numa reunião... mas, o problema é q elogios n pagam contas!!! :(

Bjs,
MG