terça-feira, 8 de novembro de 2011

Da nova ortografia

Isto é só surpresas. Estava eu uma pessoa a pensar que escrevia bem, pois foi assim que aprendi e se escrevesse de outra maneira a professora primária marcava erro. Eis senão quando o magnífico corretor automático do Word, que se atualizou sem autorização, me diz que estou desatualizado. Desatualizado sem c, claro. E corretor também sem c.
Fico a saber que radioatividade não tem c e ativo também não. Abençoado Word que me corrige a escrita e me põe ao corrente da atualidade ortográfica, eu que vivo aqui na ignorância de tais alterações de tão grande magnitude. Eu que julgava escrevia bem, descubro agora que escrevo mal. Também não é problema de maior, pois o Word, esse nosso amigo fiel e dedicado, resolve-me logo o problema sem eu ter de pedir. De uma assentada só, põe-me a par da minha ignorância ortográfica e corrige-a para que o texto chegue à rede e às vossas caixas de correio em português moderno, simplificado e sem consoantes idiotas que só incomodam o leitor. Português que, suponho, também terá letra minúscula. E para simplificar mais ainda, ficam as palavras sem as aspas que lhes caberiam, para melhor as distinguir do restante texto, a bem da simplificação do nosso idioma. Aposto que o Saramago, se ainda cá estivesse, haveria de gostar desta.

Sem comentários: