quinta-feira, 19 de março de 2009

A família Parraia

Conhecem a família Parraia? Não? Mas eu conheço! A família Parraia é uma das vítimas dessa eminência parda que é a RTP Internacional. Dêem-se por felizes e contentes por terem os dois canais normais, a TVI e a SIC – porque se tivessem apenas um único canal a falar Português, já estariam altamente familiarizados com os tesourinhos deprimentes que a dita cuja apresenta como se fossem coisas de espantar.
Calhou um destes dias eu ter a televisão ligada na altura em que o programa da ecologia foi para o ar. E foi mesmo uma pontaria desastrada a minha, porque, tanto quanto me apercebi, o dito cujo vai para o ar quando calha. Ora vamos lá a explicar o que é que vocês andam todos a perder…
O programa da ecologia consiste em acompanhar uma família e inspeccionar ao mínimo pormenor os seus pecados ecológicos. A estrela é uma apresentadora de exageradas convicções ecológicas, ao estilo não tomo banho para não gastar água. No dia em que vi o programa, coube à família Parraia fazer de palhaço de serviço. Tudo quanto a família Parria faz está mal feito, porque tudo implica prejudicar o nosso ambiente. E por isso deve ser objecto de repúdio colectivo. «Vocês estão a ver o lixo que fazem, estão???» pergunta a apresentadora implacável enquanto despeja dois sacos do lixo gigantes sobre uma mesa. «Sim!! Este é o vosso lixo!!!» Neste momento, a família Parraia começa a baixar os olhos de vergonha. Entretanto, a apresentadora conclui que, além de todos os outros crimes ecológicos, a família Parraia come carne a mais. E vêm de lá dois baldes de lavar o chão cheios de carne picada crua, que prontamente são despejados na mesa perante o olhar estupefacto da família Parraia. Agora a apresentadora já não aguenta mais e malha neles como o ministro Santos Silva na oposição: «Ó família Parraia, ó família Parraia, ó família Parraia, ó família Parraia!!!» Depois de repetir esta litania quatro vezes, a família Parraia estão tão transida de vergonha que já nem abre a boca. Só que a humilhação ainda não é suficiente. Afinal a família Parraia faz imenso lixo, come carne a mais, em suma merece punição. E em público, já agora. Assim sendo, a nossa amiga apresentadora pega na eco-calculadora e determina a pegada ecológica. Evidentemente, a família Parraia tem uma pegada monstruosa e larga lastro por todo o lado. Como castigo, a apresentadora passa diante de cada membro da família e pespega-lhe uma bola azul em cima da cabeça. Neste momento, a família Parraia está de todo, afundada na vergonha. Triunfalmente, a apresentadora decide pôr fim ao programa. E assim se ensina o povo a cuidar do ambiente…

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro!
Só mesmo tu para fazeres ums descrição tão bem feita do programa, fartei-me de rir com as tuas palavras.

beijinhos!

Virucha

Anónimo disse...

O fabuloso programa cá passa fora de horas, aquilo é tudo doido começando pela apresentadora e acabar na familia que geralmente tem uma casa enorme, por vezes é uma vivenda em que cabe meio Portugal.Mas a familia não está a fazer a triste figura de borla, tens de ver o programa seguinte para saberes que eles corrigem imenso a tal pegada e depois têm um prémio. Para além destes programas a RTP dá bola, os prognósticos, os jogos,os resumos dos jogos, etc.
Beijinhos